Aprenda a utilizar técnicas eficientesn que impulsionam suas vendas sem depender apenas das mídias digitais. Descubra como o marketing de indicações pode transformar suas vendas!
Objetivo
Este treinamento tem como foco principal de conscientiza você sobre a importância do Marketing de Indicação e ajudar a aumentar os resultados usando os seus atuais clientes. Aprendemos neste treinamento o que significa Marketing de Indicação, benefícios da indicação, como criar um programa de indicações, como gerar indicações e como trabalhar as indicações.
Marketing de Indicação
A alavanca de VENDAS mais PODEROSA
O que é Marketing de Indicação?
Marketing de Indicação é uma estratégia de vendas na qual utilizamos os atuais clientes para gerar novas vendas.
Existe 2 tipos de indicação:
Indicação Ativa: Estruturação de uma estratégia ou programa de indicações.
Indicação Passiva: Famoso Boca – Boca;
Indicação é um ato natural
- Use pessoas que já te conhecem para ajudar você a vender mais;
- Indicação é de pessoa para pessoa ou de consumidor para consumidor;
- Todo mundo já indicou: lugares, produtos, serviços, empresas, filmes, séries, comida etc.
Ex: “Nossa, você assistiu a nova série da Netflix? Se ainda não assistiu, pode assistir pois garanto que você vai gostar!”
Você está deixando dinheiro na mesa!
“Segundo uma matéria de Harvard Business, clientes que são indicados têm a uma tendência maior à retenção do que clientes que chegaram através ou por meio de outros canais de vendas.”
Alguns dados importantes:
- 89% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar clientes propícios a comprar;
- 29% dos clientes que estão dispostos a indicar lembram de fazer isso;
- 60% não são lembrados de indicar;
- 92% dos consumidores confiam nas indicações de amigos e familiares.
- Indicações ocupa o 1º lugar no ranking de influências na hora da compra;
- Marketing de Indicação da certo em todos os segmentos;
- Não há um segmento que não cresça com a ajuda da indicação de clientes satisfeitos;
- Marketing de Indicação é pouco explorado;
- Diversos estudos apontam que um programa de indicação bem estruturado é a melhor forma de conquistar novas vendas e com menos custo;
- Indicações convertem mais que qualquer outra mídia.
“Uma campanha de indicações é o santo graal da publicidade” – Mark Zuckerberg
Mas por que não focamos em Indicações?
Marketing de Indicação precisa de pessoas que entendam e compreendam o poder que esta estratégia de vendas tem. Além disso, que se dedique na execução da mesma.
- Não buscamos especialização;
- Tudo que se baseia em esforço nos tira do conforto;
- Gera trabalho para acompanhar e analisar;
- Acreditamos que apenas a era digital vende mais e é mais fácil gerar leads;
- Temos medo de pedir indicações.
O que fazer para aumentar as indicações?
Todo mundo já vendeu pelo menos uma vez por indicação.
O que você tem feito para aumentar as suas vendas por indicações?
“Tão importante quanto adquirir clientes, é retê-los e através deles expandir as vendas e a receita de uma empresa.”
Momentos para gerar INDICAÇÕES: Hora da venda x Pós-Venda
Hora da venda
- Usar gatilho da Prova Social;
- Saber o momento exato;
- Pesquisa socioeconômica: obter indicações;
- Cartão Fidelidade;
- Perguntar ao cliente se ele conhece pessoas que têm a mesma necessidade que ele;
- Perca o medo de achar que pedir indicações vai fazer o cliente pensar mau sobre você ou gerar algum atrito;
- Qualidade + Satisfação = Indicações;
- Peça ajuda ao cliente: áudio ou vídeo.
Pós Venda
- Hoje o foco maior está na hora da venda e deixamos de trabalhar nossos clientes no pós venda;
- Mantenha contato e crie um bom relacionamento com clientes da sua base;
- É mais fácil gerar indicações qualificadas de quem já conhece a sua marca do que de pessoas que recém conheceram;
- Quando focamos apenas na hora da venda sem um bom argumento ou sem uma boa recompensa ouvimos: “NÃO DIZ QUE FOI EU QUEM INDICOU!”
- O segredo da indicação não é a quantidade e sim a qualidade da indicação gerada.
E como gerar indicações? Criamos um Passo a Passo para vocês!!!
1º Passo: Aplicar a NPS (Net Promoters Score)
Se faz necessário primeiro aplicar a NPS para que assim possamos identificar os nossos Promoters de Vendas, no caso os clientes que estão satisfeitos com os nossos serviços e através deles gerar indicações.
Essa pesquisa de satisfação se baseia em 2 perguntas:
- De 0 a 10, o quanto você indicaria a Idroove para os seus amigos e familiares? Sendo 0 “nunca indicaria” e 10 “indicaria agora mesmo!”.
- Por que você deu essa nota?
2º Passo: Qualificar os alunos
Após a aplicação da NPS, devemos qualificar os alunos para que através deles possamos usar um programa de indicações eficiente e atrativo ao aluno.
- Clientes que deram nota de 9 – 10 = Promoters;
- Clientes que deram nota de 7 – 8 = Indicaria, mas não é um FÃ;
- Clientes que deram nota de 0 – 6 = Insatisfeitos.
3º Passo: Análise
Gestor e vendedores devem:
- Identificar os clientes que indicam ou já indicaram;
- Média de indicação por clientes que indicam: total de indicação / clientes que indicam;
- Conversão: vendas geradas através das indicações levantadas;
- Procurar solução para os clientes insatisfeitos;
- Analisar vendedor que mais vende por indicação e por quê;
- Procurar identificar uma recompensa atrativa aos clientes que indicam e aos que são indicados.
4º Passo: Criar Programa de Indicação
- Após a NPS é necessário que todos os setores pensem juntos em criarem uma ação estratégica para trabalhar os clientes Promoters.
- Esse programa precisa ser exclusivo, bem planejado e que atinja a necessidade do cliente.
- Para criar um programa de indicações assertivo precisamos realizar as 5 Etapas seguintes…
5 Etapas para um Programa de Indicações
1ª Etapa: Estabeleça uma META
Tudo fica mais fácil quando sabemos para onde queremos ir. Então a equipe comercial precisa ter uma meta de leads e uma meta de vendas.
- Meta geral;
- Meta individual;
- Premiação pelo atingimento da meta;
- Todos os setores cientes das metas e da ação.
2ª Etapa: Mecânica da Ação
Deixar claro:
- Regras;
- Como será a ação: passo a passo;
- Foco da ação: leads/esforço ou conversão;
- Responsável geral.
Atenção:
- O programa precisa ter regras que sejam fáceis de entender;
- A ação para o cliente precisa ser fácil de realizar;
- Tudo que for muito complexo, acaba deixando o cliente insatisfeito ou sem vontade de indicar.
3ª Etapa: Recompensa
Precisamos:
- Definir uma recompensa: para quem indica e para quem é indicado;
- Que atraía o cliente;
- Que aumente a satisfação do cliente;
- Que seja útil ao cliente;
- Só desconto não ajuda.
Atenção:
- Recompensa deve atrair os promoters e não “urubus” de prêmio;
- Não tenha uma recompensa qualquer.
4ª Etapa: Ativação
- Engajar a ação: todos os colaboradores, principalmente o setor pós venda precisam estar cientes do programa de indicação e terem responsabilidades;
- Divulgar a ação: grupos de whats, cartazes pela empresa/loja, mensagem personalizadas no whats, na hora da venda, visitando empresas parceiras, informar os clientes Promoters;
- Lembrar os clientes constantemente: 60% dos clientes que querem indicar, não são lembrados;
- Usar todos os canais disponíveis para divulgar: whats, redes sociais, pós venda;
- Saber o momento chave de gerar indicação: após aplicação da NPS, uma impactante experiência na compra e após resolver algum problema.
5ª Etapa: Follow UP
Um dos principais erros de um programa de indicação é a falta de acompanhamento por parte do gestor.
Acompanhar:
- Ativação;
- Resultados: leads, vendas, conversão;
- Pontos a melhorar;
- Motivar equipe;
- Desafiar equipe.
Trabalhando as Indicações
1º Passo: Qualificar Indicações e Preparação
Separar por:
- Indicações geradas através dos clientes da base;
- Indicações geradas na hora da venda;
- Nível ou grau de parentesco;
- Intenção de compra (de acordo com feedback do cliente);
- Preparar e estudar script personalizado.
2º Passo: Contactar
- Primeiro contato via tele (mínimo 5 tentativas);
- Use o script (peça ajuda ao seu diretor comercial);
- Mensagem via whats seguida do áudio do cliente que indicou (segunda opção):
- Passo 1: abordagem (gatilho curiosidade);
- Passo 2: motivo;
- Passo 3: credibilidade (áudio ou vídeo/gatilho autoridade)
- Passo 4: criar necessidade;
- Passo 5: agendamento (gatilho escassez e urgência).
3º Passo: Manter Contato
- Para não esfriar os agendamentos mantenha o cliente aquecido com mensagens motivacionais e lembretes do agendamento;
- No dia do agendamento, ligar para confirmação e caso não consiga contato, enviar mensagem de texto no whats.
4º Passo: Dia D
- Ambiente agradável;
- Foco na humanização e experiência;
- Tour pela empresa/loja: presencial ou online;
- Crie a necessidade (venda o problema que você consegue resolver);
- Encantamento da oportunidade (produto x benefícios);
- Negociação Agressiva (seja sábio).
O QUE NÃO FAZER!!!
Benefícios do MARKETING DE INDICAÇÃO
- Leads qualificados ou “quentes”;
- Taxa de conversão 4x mais alta;
- Aumento do Faturamento;
- Menor tempo de negociação: decisão de compra;
- CAC reduzido;
- Aumento da carteira de clientes;
- Baixa inadimplência;
- Retenção: lealdade.
“Todo SUCESSO depende de uma AÇÃO. Toda ação depende de um MOTIVO. Todo motivo depende de um PROPÓSITO.”
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